Arquivo mensal janeiro 2013

Aplicativo de jovens empresários cearenses é sucesso

jovens_aplicativo_ceara

Três jovens de Fortaleza  criaram um aplicativo para celulares que permite escolher o que quer ouvir em qualquer ambiente, como elevador, shopping ou no bar. A ideia deu certo e até uma empresa foi fundada para administrar a façanha.

Algumas empresas mais valiosas do mundo entraram no mercado de tecnologia facilitando a vida das pessoas. Como por exemplo mandar mensagens para os amigos, ver e ouvir um parente do outro lado do mundo, saber onde ir e o que fazer. Foi justamente isso que Felipe, Bruno e Daniel fizeram. Eles inventaram um aplicativo para internet que transforma o celular numa verdadeira vitrola. “Todo mundo me chamava de louco. Até mesmo minha família. Agora eu vejo que foi uma atitude acertada”, explica o empresário Felipe Benevides.

Ajuda dos amigos
Como muitos pequenos empresários os três começaram do zero. E para iniciar os trabalhos tiveram que recorrer aos amigos. “Nós procuramos um amigo nosso que é publicitário para nos ajudar nessa parte de divulgação. Gravar um vídeo publicitário para gente coisas do tipo. Tudo isso em parceria. Naquela história de se der certo eu começo a te pagar”, conta sorrindo o empresário Bruno Cruz.

O programa criado pelos três empresários é muito simples. É só ter um smartfone com internet. Se conectar com a casa que está se divertindo e escolher a música que quer ouvir.  Em apenas dez meses de vida o aplicativo ganhou novas ferramentas. Como por exemplo se comunicar com outras redes sociais como o Twitter e Facebook.

E o sucesso do aplicativo já dá frutos. O vitrola tem valor de mercado de R$ 500 mil. O empresário Régis Melo é o ex-patrão e atualmente o principal investidor. Apesar de não ser sócio dos criadores, com ele veio a possibilidade de novos investimentos e principalmente de conhecimento na área.  “Todo nosso desenvolvimento, apesar de ter sido em São Paulo, Estados Unidos, posso lhe assegurar que é feita aqui em Fortaleza, o aperfeiçoamento do profissional e seu desenvolvimento, pois aqui já foi provado que tem potêncial”, conta.

O empresário Fábio Feitosa foi um dos primeiros a acreditar no produto. “Com o crescimento da internet, já que ela está em todo canto, era uma novidade que tinhamos que conhecer e compartilhar para outras pessoas.Sempre buscamos inovar e trazer curiosidade parao nosso cliente”, disse.

Mercado em crescimeto
O Ceará é o estado brasileiro mais promissor no mercado de tecnologia da informação. São nessas empresas, nas redes sociais e aplicativos para celeular que ganham corpo e alma.  Esse é o setor que mais cresce no planeta. Com incríveis 7,3% ao ano.  Como em nações emergentes como China, Brasil e Índia. Enquanto a média global é de apenas 4,6%. Só em 2012 o faturamento em todo mundo foi de 1,7 trilhão  de dólares.

O Ceará acompanha esse crescimento. Somente em Fortaleza são 700 empresas trabalhando com TI. 15 instituições de ensino oferecem cursos de formação profissional.

Fonte: G1 Ceará

Nova ferramenta do facebook: Graph Search

O Facebook anunciou nesta terça-feira (15) uma nova ferramenta de pesquisa que facilitará o contato com amigos e novas pessoas, além de permitir a busca lugares e imagens na rede social com mais precisão. Chamada de Graph Search, ou busca gráfica, a ferramenta usará uma série de filtros e algoritmos para refinar resultados e chegar o mais próximo possível do que é desejado pelo usuário.

O foco da ferramenta é permitir que a busca seja a mais detalhada possível. É possível realizar pesquisas mais precisas por pessoas, utilizando frases como “amigos de amigos meus que estudaram na minha escola” ou mesmo “amigos de amigos meus solteiros na minha cidade”, por exemplo.

Outra função é a busca por interesses. Pesquisas como “pessoas que gostam de tênis próximas de mim” trarão sugestões de novos amigos com essas características. É possível também generalizar as perguntas com frases como “músicas que meus amigos curtem”, que mostrarão as bandas mais curtidas pelos seus contatos.

Graph Search

A Graph Search também permite que você procure por lugares, como por exemplo, “restaurantes frequentados por amigos em determinada região” ou até “restaurantes em São Paulo”, que mostraria os estabelecimentos mais curtidos da cidade.

A ferramenta é útil também para a busca específica de imagens. Na Graph Search, pesquisas como “viagem para Berlim em 2011”, por exemplo, resultarão em fotos de amigos na cidade em que você esteja marcado.

A ferramenta ainda está em sua versão beta, e disponível apenas para usuários americanos. Mas já é possível entrar na lista de espera para versão em português do serviço através do site www.facebook.com/graphsearch. Ainda não há data confirmada para a chegada da Graph Search no Brasil.